Um
túnel com cerca de 80 centímetros de profundidade, três celulares e 27
armas fabricadas de maneira artesanal foram encontrados em uma operação
de revista realizada nesta sexta-feira (16), na
Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão paraibano. O túnel estava
sendo feito no pavilhão III que abriga cerca de 60 presos. Eles
precisaram ser relocados para que administração da unidade prisional
fechasse o túnel.
Segundo o diretor da Colônia Penal, Weskley Lira, o túnel tinha 80 centímetros de profundidade e 50 a 60 centímetros de largura. Os agentes não conseguiram identificar os responsáveis pelas escavações e a direção vai abriu um procedimento administrativo para apurar o caso. Ainda nos outros três pavilhões, os agentes encontraram celulares e espetos, mas também não identificaram os responsáveis pelos objetos.
A operação “Pente Fino” foi realizada de maneira integrada entre os agentes da Colônia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O diretor Weskley Lira destacou que, durante todo o procedimento, ninguém ficou ferido e não houve nenhum disparo de arma de fogo.
“Assim que o túnel foi encontrado, nós relocamos os internos para outro pavilhão e ele foi tapado com concreto. Neste sábado (17), duranta a tarde, quando o concreto já estive seco e for seguro, os detentos vão poder voltar para o pavilhão”, disse o diretor da unidade. Ao todo, a Colônia Penal abriga 309 preso, em quatro pavilhões.
Fonte g1 paraiba