Durante o programa os poetas convidaram a todos os amantes e apologistas da cantoria para o Festival de Violeiros Repentistas de Piancó, que ocorrerá na sexta-feira, 29 de janeiro, na cidade de Piancó. O Festival será realizado na Casa da Cultura Maria Zenaide Brasilino, no salão de apresentações, a partir das 20h com entrada franca. O evento busca reconhecer a importância da literatura de cordel, do repente, enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro, além de divulgá-la para as novas gerações.
Foram selecionadas cinco duplas de violeiros repentistas e cordelistas que cantarão repentes em diversas modalidades, a exemplo de sextilha, quadra, mote de 7, mote de 10, beira mar, martelo agalopado e martelo alagoano. As duplas receberão troféus de participação e uma quantia em dinheiro.
Mesmo sendo de origem bastante remota e dotado de simplicidade, o cordel não deixou de dialogar com a atualidade e mantém sua característica principal: relatar os acontecimentos do cotidiano. Política internacional, ecologia, corrupção e até Internet já viraram temas de cordel. Diante de tantas inovações, os cordelistas, repentistas tentam manter viva uma das tradições do cordel: a de homenagear seus antepassados.
O Projeto Festival de Violeiros Repentistas / Piancó - PB é uma realização e produção do poeta Zé Limeira de Piancó, com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Piancó em comunhão com a Secretaria de Cultura Municipal, prefeito Sales Lima e secretário João Leite Ferreira. A abertura do festival vai contar com a apresentação dos poetas declamadores do Programa Café com Poesia e em seguida, as cinco duplas de repentistas darão continuidade ao espetáculo com suas apresentações. O evento conta com a parceria cultural do Programa Café com Poesia da Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, idealizado e apresentado pelos poeta declamadores José Nilton Leite, Hosmá Passos, J’ Leite, Sabrina Lima, Rayssa Araújo e Açucena Hilário.
Realização: Poeta Zé Limeira
Produção: Poeta Zé Limeira
Tel: (083) 99186-2721
Do Palestina Online, por Hosmá Passos.