Durante o programa foi divulgado o lançamento do livro do poeta Solon Bastos e foi feito o convite a todos os poetas piancoenses e amantes da poesia para se fazerem presente, a partir das 15h, na Câmara Municipal de Vereadores de Santana dos Garrotes e prestigiar o poeta popular. O lançamento do livro na Casa do povo é mais uma parceria do presidente Rênio Macedo que busca valorizar os filhos santanenses e a cultura popular local e de um modo geral, busca uma Santana melhor para todos.
Com os titulares, Rayssa (10 anos), Açucena (12 anos) e o poeta Jota Leite (Zé Leite), o programa teve como tema principal o lançamento do livro acima mencionado. O J' Leite cantou, declamou poemas autorais e de outros autores. José Nilton Leite declamou seus poemas e Rayssa e Açucena declamaram poemas do poeta José Nilton Leite e do livro, "O Mundo em Frente e Verso", do poeta de Itaporanga, J. Sousa. Sabrina Lima que também faz parte da equipe do Café com Poesia, não esteve presente, mas justificou sua ausência.
Os poetas Hosmá Passos e José Nilton Leite fazendo a comunhão das artes, poesia e cinema, discorreram brevemente sobre a segunda reunião que foi realizada nesta sexta-feira, 15 de janeiro de 2016, às 19h, no Salão de Apresentações da Casa da Cultura.
Durante a reunião foi exibido OS ASSOMBRADOS, o primeiro curta metragem feito em Piancó-PB e produzido pelo Grupo Evolução de Piancó. Essa foi a segunda Reunião de Definição do Curta Metragem: AI! COMO EU SOFRO! de Paullynho Piancó, idealizado por Alex Fernandes, com direção de Chico Jó. Os poetas são integrantes do elenco do filme e participaram da reunião. Leiam mais sobre em...
Hosmá Passos declamou estrofes do poema do livro “Itaporanga Uma História de Amor”, do poeta Sargento Moisés, o poeta do Marmeleiro, e um poema do livro, “Nosso Amor de Sempre” da poetisa Márcia Souto, ambos parceiros culturais do programa Café com Poesia. O destaque e a surpresa do programa foi lançamento do primeiro poema que a poetisa Açucena leu de sua própria autoria intitulado, Minha Terra, que foi composto especialmente para ser lançado no Café com Poesia.
Minha Terra
Cidade abençoada e querida
Do meu querido mundão
Um pedacinho do Brasil
Que amo de coração
Terra de quem gosta do que faz
Esse é o meu sertão.
Abençoada por Deus
E Santo Antônio na proteção
Padroeiro dos seus filhos
Gente boa e de ação
Representantes de valor
Precisa na administração.
Terra de gente feliz
E de toda sociedade
Terra que demostra sempre
A sua realidade
Piancó na Paraíba
Minha Terra de verdade.
Bendita seja essa terra
De glória, bençãos e luz
Força, fé e harmonia
Em nosso Cristo Jesus
Que só Ele é nosso guia
Que toda vida conduz.
Eu sou filha dessa Terra
Sempre, sempre apaixonada
Terra de gente bacana
Por Santo Antônio abençoada
Sou Açucena Rayanne
Sou poetisa inspirada.
Autora: Açucena Rayanne Hilário Veras.