O poeta e presidente da FUNESC Lau Siqueira esteve na tarde de ontem (04/11) numa conversa sobre poesia com professores e poetas no auditório do SINDFEMP, onde apresentou o projeto Lugar de Poesia é na Escola, que enfatiza a importância da poesia e literatura no aprendizado, constatando que a leitura está diretamente ligada à qualidade de ensino, e traz assim a magia da poesia para perto dos jovens, despertando neles as emoções , sensações, e tudo o mais que a poesia pode provocar no ser humano, especialmente no caráter.
Cita como exemplo de uma escola em Sapé que tinha índices altos de violência e evasão, e hoje está transformada depois do incentivo à leitura.
À noite no palco de eventos, apresentou-se a poesia popular com os repentistas Zé Limeira e José Félix, com muita criatividade e humor cantaram e contaram histórias de nossa terra, encantando a todos os presentes e arrancando muitos aplausos. A seguir, foi encenado pelos alunos do Colégio Compacto um ato da peça O Auto da Compadecida, do célebre Ariano Suassuna e que é considerado um dos textos mais brilhantes já produzidos por um autor brasileiro.
Com talento e muita graça, os jovens atores deram vida a cenas clássicas de João Grilo e Chicó, personagens centrais da peça. Em outra parte da cidade, o artista plástico Shiko dava aulas de grafite e junto com os alunos grafitava a parede do Colégio Santo Antonio, pintando cenas histórias e cotidianas de nossa cidade em belíssimos murais.
Advindo: http://www.pianco.pb.gov.br