segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Fundação lança seu 4º concurso de poesia e quer maior participação do Vale este ano...

Certame literário vai premiar poetas e poetisas em duas categorias. Por Redação da Folha – Nesse 20 de outubro, Dia do Poeta, a fundação José Francisco de Sousa lançou seu quarto concurso de poesia e, mais uma vez, vai premiar duas categorias: clássico e cordel.

Conforme o regulamento do certamente literário, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de dezembro deste ano. O objetivo do concurso é oportunizar a qualquer pessoa que escreve texto poético um espaço para avaliação e divulgação do seu trabalho, revelando novos valores para a literatura.

Este ano, a função espera um maior número de inscrições de poetas e poetisas do Vale e pede às escolas e professores de literatura da região que incentivem seus alunos a participarem do certame, até porque, conforme a entidade, a prática literária ajuda o aprendizado e a compreensão mais aprofundada da literatura.

As poesias podem ser enviadas à fundação pelos Correios ou pela internet através do e-mailfolhadovali@yahoo.com.br ou deixados diretamente na sede da fundação. Os dez primeiros colocados de cada categoria serão premiados. No ano passado, obras de todo o país e até de fora do Brasil concorreram.

A fundação José Francisco de Sousa é uma entidade humanitária e sociocultural e está situada em Itaporanga, sendo mantida pelo jornal Folha do Vale e diversos outros colaboradores. Vejam o regulamento abaixo:

3º Concurso de Poesia da Fundação

José Francisco de Sousa

Constituição e Regulamento

Cumprindo o que determina seus objetivos estatuários, especialmente o Artigo 2º, alíneas b e c, a Fundação José Francisco de Sousa, situada na Av. Padre Lourenço-392, Itaporanga, Paraíba, institui concurso de poesia denominado 3º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa, objetivando o estímulo à produção literária regional e a revelação de valores no campo da poesia clássica e popular, além de celebrar o 20 de outubro, Dia do Poeta, conforme o seguinte:

1 - Das categorias poéticas e gratuidade:

O concurso vai premiar duas categorias: a poesia clássica e o cordel, podendo qualquer pessoa, independentemente de idade e grau de instrução, inscrever, gratuitamente, sua obra em um dos dois gêneros poéticos.

2 – Das inscrições:

O período de inscrição de obras no concurso será de 20 de outubro a 30 de dezembro de 2013. O envio das poesias pode ser feito pelos Correios ou diretamente na sede da fundação, localizada na Avenida Padre Lourenço – 392, Itaporanga, Paraíba. Cep 58.780-000. Ou ainda pelo e-mail folhadovali@yahoo.com.br

3 – Do encaminhamento das obras:

O encaminhamento das obras pelos Correios, diretamente na sede da entidade ou por e-mail garantirá a inscrição do candidato (a), desde que dentro do prazo que trata o item anterior. A poesia poderá ser digitada ou manuscrita, mas não poderá trazer o nome nem qualquer sinal indicativo do autor, que deverá se identificar em um folha à parte, constando nome completo, endereço, telefone e alguma informação sobre sua vida e obra. Um mesmo candidato poderá inscrever trabalho poético nas duas categorias, concorrendo em cada uma das duas modalidades poéticas com apenas um trabalho.

4 – Da análise da obras e divulgação do resultado:

Caberá ao corpo editorial do jornal Folha do Vale analisar as obras, avaliando critérios como riqueza e beleza literárias, para definir os vencedores do certame, cujo resultado será divulgado em solenidade realizada às 20h do último sábado de janeiro de 2014, na sede da fundação, localizada na Av. Padre Lourenço, 392, Itaporanga, PB.

5 – Da premiação

O primeiro colocado em cada categoria receberá medalha e troféu; o segundo colocado receberá medalha; e do terceiro ao décimo lugar nas duas categorias, os candidatos (as) também receberão medalhas. A premiação dos ganhadores ocorrerá imediatamente após a divulgação do resultado durante a solenidade, conforme data e horário que trata o item anterior. Todos os candidatos serão convidados a participar do evento, sendo opcional a presença na solenidade.

6 – Do direito autoral e a eliminação do candidato (a):

A obra enviada ao concurso terá que ser obrigatoriamente de autoria do candidato que a inscreveu, sendo que o plágio ou apropriação indevida de obra de outro autor resultará na eliminação imediata do candidato (a).

7 – Da publicação das obras participantes do concurso:

A Fundação José Francisco de Sousa poderá publicar em livro, revista ou jornal as obras participantes do certamente desde que não seja com fins lucrativos, e sendo seus autores avisados previamente da publicação, tendo acesso a exemplares dos impressos onde seus escritos foram publicados.

Itaporanga, 20 de outubro de 2014.

José Francisco de Sousa Neto

Diretor-Presidente

(83) 9994-2794


Reprodução autorizada