Ao longo dos últimos anos, o WWF-Brasil teve uma atuação destacada em diversas frentes, todas dedicadas à proteção e conservação de nossas águas, florestas, animais e plantas.
Nos últimos anos, promovemos várias campanhas cujo objetivo é provocar mudanças em nossa sociedade: desde 2008, por exemplo, promovemos a Hora do Planeta no Brasil; e desde 2013 nos dedicamos à divulgação do Overshoot Day, ou o “Dia da Sobrecarga da Terra”.
Vitórias recentes
Este ano, lançamos a iniciativa SOS Juruena, cujo objetivo é manter a integridade do quarto maior parque nacional do País; lançamos a terceira fase do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), intitulada ‘Arpa para a Vida’; juntamos forças com a Maurício de Sousa Produções, fazendo do Chico Bento o embaixador da proteção das nascentes do Pantanal; e lançamos um festival de curtas metragens ecológicos, o Curteco.
Também em 2014, o WWF-Brasil recebeu em nosso País, pela primeira vez, uma Conferência Anual da Rede WWF – o momento em que representantes dos escritórios de vários países se encontram e decidem os rumos da Rede para os próximos anos. O evento ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná, e marcou o grande reconhecimento que os trabalhos realizados no Brasil têm junto aos colegas de outros países e outros continentes.
E o futuro?
Num mundo de constantes mudanças, não é possível ficar parado por muito tempo – por isso, o WWF-Brasil já trabalha em cima de uma visão de futuro muito clara, que tem como meta reforçar a atuação da instituição, torná-la maior e mais representativa no cenário ambiental brasileiro. A este plano deu-se o nome de Brasil 2020.
De acordo com a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecilia Wey de Britto, o objetivo do Brasil 2020 é definir os rumos e as estratégias da instituição para os próximos seis anos.
“Com integração e metas ambiciosas, queremos influenciar cadeias produtivas, setores econômicos e o consumo, para que eles se desenvolvam sempre com foco na responsabilidade socioambiental”, disse Maria Cecilia.
Atualmente, além do escritório central em Brasília, o WWF-Brasil conta com escritórios regionais em Manaus (AM), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP). E desenvolvemos projetos em vários biomas, como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal; e trabalhamos também com temas transversais como Mudanças Climáticas, Energia, Educação para Sociedades Sustentáveis e Finanças para a Sustentabilidade.
Obrigado!
O aniversário é um momento em que, além de recordarmos nossa história, queremos também agradecer a você, que apoia o nosso trabalho. Graças à contribuição de várias pessoas e organizações, somos capazes de desenvolver projetos na manutenção de recursos como água, solo, flora e fauna de várias regiões do Brasil, em diversos biomas.
E não deixe de nos acompanhar aqui mesmo, pelo site, e em nossas redes sociais!
Advindo Leia mais...