Neste dia 30 de agosto, o WWF-Brasil comemora mais um ano de vida! Mais do que celebrar nosso aniversário, queremos neste momento agradecer ao seu apoio, que permite que continuemos nosso trabalho de conservar os recursos naturais de nosso planeta; além de, é claro, relembrar um pouco da nossa caminhada até aqui.
Ao longo dos últimos anos, o WWF-Brasil teve uma atuação destacada em diversas frentes, todas dedicadas à proteção e conservação de nossas águas, florestas, animais e plantas.
Nos últimos anos, promovemos várias campanhas cujo objetivo é provocar mudanças em nossa sociedade: desde 2008, por exemplo, promovemos a Hora do Planeta no Brasil; e desde 2013 nos dedicamos à divulgação do Overshoot Day, ou o “Dia da Sobrecarga da Terra”.
Vitórias recentes
Este ano, lançamos a iniciativa SOS Juruena, cujo objetivo é manter a integridade do quarto maior parque nacional do País; lançamos a terceira fase do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), intitulada ‘Arpa para a Vida’; juntamos forças com a Maurício de Sousa Produções, fazendo do Chico Bento o embaixador da proteção das nascentes do Pantanal; e lançamos um festival de curtas metragens ecológicos, o Curteco.
Também em 2014, o WWF-Brasil recebeu em nosso País, pela primeira vez, uma Conferência Anual da Rede WWF – o momento em que representantes dos escritórios de vários países se encontram e decidem os rumos da Rede para os próximos anos. O evento ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná, e marcou o grande reconhecimento que os trabalhos realizados no Brasil têm junto aos colegas de outros países e outros continentes.
E o futuro?
Num mundo de constantes mudanças, não é possível ficar parado por muito tempo – por isso, o WWF-Brasil já trabalha em cima de uma visão de futuro muito clara, que tem como meta reforçar a atuação da instituição, torná-la maior e mais representativa no cenário ambiental brasileiro. A este plano deu-se o nome de Brasil 2020.
De acordo com a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecilia Wey de Britto, o objetivo do Brasil 2020 é definir os rumos e as estratégias da instituição para os próximos seis anos.
“Com integração e metas ambiciosas, queremos influenciar cadeias produtivas, setores econômicos e o consumo, para que eles se desenvolvam sempre com foco na responsabilidade socioambiental”, disse Maria Cecilia.
Atualmente, além do escritório central em Brasília, o WWF-Brasil conta com escritórios regionais em Manaus (AM), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP). E desenvolvemos projetos em vários biomas, como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal; e trabalhamos também com temas transversais como Mudanças Climáticas, Energia, Educação para Sociedades Sustentáveis e Finanças para a Sustentabilidade.
Obrigado!
O aniversário é um momento em que, além de recordarmos nossa história, queremos também agradecer a você, que apoia o nosso trabalho. Graças à contribuição de várias pessoas e organizações, somos capazes de desenvolver projetos na manutenção de recursos como água, solo, flora e fauna de várias regiões do Brasil, em diversos biomas.
E não deixe de nos acompanhar aqui mesmo, pelo site, e em nossas redes sociais!
Advindo Leia mais...