Por Redação da Folha – O 3º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa foi encerrada na noite desse sábado, 8, com a divulgação do resultado do certame literário e a premiação dos poetas vencedores, que receberam medalhas e troféus feitos exclusivamente para o concurso por Valterivan Freire.
O evento aconteceu nas dependências da Câmara Municipal e contou com um bom número de poetas inscritos. Na categoria Cordel, que teve 27 obras concorrentes, o vencedor foi o poeta cordelista de Itaporanga, J. Sousa, com o poema Meu pé de juazeiro; e em segundo lugar ficou o também o poeta local João Zito, que concorreu com a obra Os dramas da violência.
Já na categoria Erudito, que teve 92 poetas inscritos, o vencedor foi Reginaldo Costa de Albuquerque com a obra O pilão. Ele é de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na segunda posição fiou o poeta Jucemar Severino de Sousa, que é de Olho D’água e participou com a obra Transtorno de um desejo.
Após da divulgação do resultado, os poetas presentes ao evento literário e que ficam entre os dez primeiros colocados nas duas categorias receberam sua premiação, entre os quais Nicário Palmeira Honorato, que ficou em 5º na categoria Cordel; Demir Cabral, colocado na 6ª posição da mesma categoria, e Fabinho do Acordeon, premiado em 10º. Todos esses de Itaporanga, e uma outra medalha foi para Hosmá Passos da Silva Filho, de Piancó, colocado em 9º lugar. Um outro poeta regional premiado foi Antônio Cabral, também piancoense, que ficou em 10º lugar na categoria Erudito. Os poetas de fora que não compareceram ao evento receberão suas medalhas pelos Correios.
Poetas de 21 estados e de três países se inscreveram no certame literário de Itaporanga, que teve o apoio do empresário Cícero Carneiro Neto; do vereador Isaac Carvalho, de Olho D’água; do vereador Rênio Macedo, de Santana dos Garrotes; do cirurgião dentista Osvaldo Estevam; do comerciante Leonan Alvino; da Câmara Municipal de Itaporanga e da Prefeitura de Curral Velho. Foto: poetas premiados. Vejam os dez primeiros nas duas categorias:
Categoria Cordel
1º J. Sousa – Meu pé de juazeiro – Itaporanga, PB.
2º João Zito - Os dramas da violência – Itaporanga, PB.
3º Ruth Hellmann – A lenda da borboleta – Dourados, MS.
4º Ricardo Alexandre Peixoto Barbosa - Lampião em Hollywood – Natal, RN.
5º Nicário Palmeira Honorato – Sexo Seguro – Itaporanga, PB.
6º Demir Cabral - Mulher não tem dono – Itaporanga, PB.
7º Rage – Que piada!- Americana, SP.
8º Wlange Keindé Pinho Oliveira – Athayde – Guapimirim, RJ.
9º Hosmá Passos da Silva Filho – Voluntário Esforçado – Piancó, PB.
10º Fabinho do Acordeon – As coisas que lá deixei – Itaporanga, PB.
Categoria Erudito
1º Reginaldo Costa de Albuquerque – O pilão – Campo Grande, MS.
2º Jucemar Severino de Sousa – Transtorno de um desejo – Olho D’água, PB.
3º José Antônio de Sousa Neto – Infante – Belém, Pará.
4º Antônio Pereira da Costa Junior – Menino Morto – Guarabira, PB.
5º Tristão José Macedo – O rapto – Belo Horizonte, MG.
6º Cláudio Bento – O espelho de Narciso – Belo Horizonte, MG.
7º Robison José da Silva – Indigente – Morrinhos, GO.
8º José Eugênio Borges de Almeida – Encontro – Maragogi, AL.
9º André Luiz Soares – Poesia em carne viva – Guarapari, ES.
10º Antônio Cabral Alves de Souza – Fatalidade – Piancó, PB.