quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Turma aula de aeróbica em Santana dos Garrotes dá show de energia e disposição


Está mais que ultrapassada a ideia que diz que o idoso, após anos e anos de trabalho, teoricamente na metade final da vida e com os filhos já criados, deve se aquietar e ficar descansando dentro de casa, dormindo e assistindo à TV o dia todo. Isso não cabe mais nos dias de hoje na vida de muitas mulheres no município de Santana dos Garrotes/PB.

A Bacharela em Educação Física, e com Especialização em Treinamento Esportivo pela Faculdades Integradas de Patos (FIP),  Ana Cristina Felipe da Silva Pereira, diz que descansar é preciso e merecido, mas existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento". 

A profissional em Educação  Física Ana Cristina presta serviço na Secretaria de Saúde no município de Santana dos Garrotes, pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contribui com apoio profissional dando assistência no Centro de Referencia Social (CRAS), Centro de Convivência do Idoso, Secretaria de Educação no Programa Saúde na Escola (PSE), com Palestras e Capacitações.


Aula de aeróbica de Santana dos Garrotes arrasta muitas mulheres aeróbica
 Música, animação, energia, força de vontade e muitas calorias indo embora. Esses são os ingredientes que animam as alunas da turma de aeróbica de Santana dos Garrotes, Viver Melhor. Elas se exercitam às terças, quintas e sextas -feiras na quadra do mercado publico.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que foi criado  pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.
A turma começou no ano passado com  25 alunas inscritos. O sucesso foi tanto que, três meses depois, a quadra onde acontecia as aulas ficava lotada. São cerca de 50 pessoas dispostas a manter a boa forma e a saúde, como Anita relata. "Estou aqui desde o primeiro dia e nunca perdi uma aula. É uma energia diferente, um astral bom, e a professora  Ana Cristina coloca todo mundo para correr, dançar, pular. Ela ainda nos dá dicas de educação alimentar e estou seguindo tudo isso", contou.
Falando na Profissional em Educação  Física  Ana Cristina, ela é uma dos responsáveis pelo sucesso das aulas. Sempre sorrindo, exigente e companheira da turma, ela diz que oferece o que recebe dos alunos: carinho. "É uma turma espetacular, muito especial. Aqui eu recebo carinho dos alunos, atenção. Sou muito grata a isso e a cada dia procuro dar o meu melhor por elas, agradeço a toda equipe do governo municipal Élio Ribeiro, pelo apoio e oportunidade que me proporciona de realizar meu trabalho".

A boa fama das aulas repercutiu tanto que, assim que Dona Margarida ouviu das colegas, correu logo para participar. "Acreditei que, com apenas duas semanas, já sinti os efeitos dos exercícios".
As atividades de aeróbicas  tem como principal objetivo a manutenção de uma vida saudável. desenvolvendo a aptidão física, favorecendo a aquisição das valências físicas inerentes  a ela, força e resistência muscular, capacidade aeróbica e flexibilidade.  O exercício aeróbio para idosos é importante para manter o coração saudável e forte.
  
Energia e muita animação são características da aula de aeróbica
 Hoje a atividade em Santana dos garrotes acontece na quadra do mercado publico e é oferecida às segundas, quintas e sextas - feiras, às 05h30, com  sessões de 60 minutos de duração sendo aberta ao público.
Incentivo
A secretaria municipal de Saúde do município tem justamente esse fim, promover a saúde física, mental e social das participantes da terceira idade. É com esse trabalho intenso de promoção ao bem-estar que o Dr. Élio Ribeiro, comemora os bons resultados.
"Ver essa turma cheia em tão pouco tempo reflete na conscientização das pessoas para a necessidade de praticar atividade física. O importante é ver o cidadão feliz e com excelente qualidade de vida", declarou a secretária de saúde Telma Batista, bastante satisfeita.
Para fazer a inscrição e participar das aulas, o idoso deve procurar a orientadora de educação física do município, dentro do horário das atividades. O interessado será orientado sobre quais exames precisa fazer para poder ser liberado pelo médico e participar dos exercícios.

O prefeito Élio Ribeiro também preocupado com a terceira idade  apoiou a iniciativa do Grupo de atividade física  Viver Melhor. "A iniciativa visa garantir às pessoas realizar algumas viagens turísticas, são muito interessantes porque vai possibilitar que nossas idosas viajem mais e conheça pontos turísticos da nossa região do estado.”
FONTE:BLOG DO ESMAILDO