segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Morre em JP, aos 50 anos, advogado acusado de envolvimento na morte da Vereadora em Aguiar no Vale do Piancó


Morreu, aos 50 anos, na manhã desta segunda-feira (27), em João Pessoa, o advogado José Horácio Ramalho Leite, irmão da juíza Maria de Fátima Ramalho e do Policial Médico, Paulo Ramalho.

Segundo familiares, ele se sentiu mal durante o banho e morreu de infarto. Horácio Ramalho é natural da cidade de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba.

(Imagem da vereadora que foi assassinada em Aguiar-PB)

De acordo com o Ministério Público, José Horácio Ramalho era acusado de envolvimento no crime que marcou a história política da cidade de Aguiar, no Vale do Piancó.

O crime
O crime ocorreu no dia 24 de abril de 2003, quando Aila Maria de Lacerda saia de sua casa, no sítio Abóbora, e foi morta a tiros. De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Aila estava na garupa da moto quando foi abordada por Fabiano Matos de Farias, 23 anos, e Alexandre Magno.

Segundo o MPE, foi Fabiano quem efetuou os primeiros disparos contra a vítima. Já Alexandre Magno, conforme consta na denúncia, teria disparado mais um tiro contra Aila, logo após a dupla ter liberado o condutor da moto.

No caso de José Alberto Leite Ramalho, o Ministério Público Estadual o acusa de dar cobertura à ação da dupla de moto em um veículo Fiat Uno Branco, que estava próximo ao local onde o crime ocorreu. José Alberto e Alexandre respondem ao processo em liberdade.

De acordo com o promotor do caso Osvaldo Lopes, a morte da vereadora foi motivada por questões políticas na Câmara Municipal de Aguiar. Osvaldo Lopes explica que o grupo político ao qual pertence a família Ramalho, que tem três pessoas acusadas de participação no crime, teria perdido a presidência da Casa Legislativa na época e a vereadora teria influenciado na eleição.


Fonte: DiamanteOnline com informações do Portal Correio e Débora Souza