Mais 56 municípios da Paraíba receberão reforço do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fará a doação de 56 caminhões-pipa, nesta segunda-feira (20), para minimizar os efeitos da seca em municípios localizados na região semiárida do estado, ajudando mais de 35 mil famílias de agricultores familiares.
O Semiárido brasileiro abriga 1.135 municípios. Dos 223 municípios paraibanos, 170 estão localizados nessa região, o que representa 76,23%. O estado fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, que registra mais de 88% dos municípios em situação de seca, e do Ceará, com 81,52%, segundo dados do último Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, de 2010. “Todos estão sofrendo com a estiagem.
As prefeituras vão poder usar os caminhões-pipa, por exemplo, para fazer açudes, para ter onde acumular água”, exemplifica a delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Araújo. Ela conta que alguns prefeitos têm que alugar caminhões para ter acesso à água. “Agora, com os caminhões doados, não precisarão mais ter esse gasto”, diz.
O investimento para aquisição dos caminhões-pipa será superior a R$ 14,7 milhões, beneficiando 220 mil pessoas no campo. Até o final das entregas, previstas para o primeiro semestre de 2014, o Governo Federal terá atingido uma população rural de 907 mil paraibanos – do total, 147 mil famílias só de agricultores familiares. Agricultura no estado Até 2006, data do último Censo Agropecuário, 89% dos estabelecimentos no campo pertenciam a famílias de agricultores familiares.
O destaque da participação dos agricultores familiares na produção vai para o arroz (92%), mandioca (88%) e feijão (88%).
Serviço Entrega de 56 caminhões-pipa pelo PAC 2 na Paraíba Data: 20 de janeiro (segunda-feira) Hora: 10h (horário local) Local:
Associação Comercial e Industrial de Patos – Rua José Gomes Alvez, 91 – Centro de Patos (PB)
Confira os municípios paraibanos beneficiados com a entrega dos equipamentos: Aguiar, Alcantil, Arara, Areial, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel Bernardino Batista, Boa Ventura, Bonito de Santa Fé, Boqueirão Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Junco do Seridó, Livramento, Logradouro Mãe D’agua, Maturéia, Montadas, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olho d’Água, Olivedos Patos, Paulista, Pedra Lavrada, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Puxinanã, Remigio, Riachão, Riacho dos Cavalos, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Helena, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Princesa, São Jose dos Cordeiros, Seridó, Serra Branca, Soledade, Sossêgo, Sousa, Sumé ,Tacima, Taperoá, Triunfo, Uiraúna, Umbuzeiro.
Fonte: PortalCorreio