O novo Mapa Turístico Brasileiro, divulgado semana passada, traz em sua configuração, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos.
O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do Ministério do Turismo pelo país.
Na Paraíba, além dos tradicionais destinos como Baía da Traição, Cabedelo, Cabaceiras e João Pessoa, por exemplo, outros municípios passam a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro.
Ele traz a Paraíba dividida em 10 regiões: Agreste, Cariri, Litoral Norte, Litoral Sul, Seridó e Curimataú, Vale das Águas, Vale dos Dinossauros, Vale dos Sertões e Zona da Mata; totalizando 137 municípios contemplados.
A região do Vale do Piancó ficou inserida no chamado Vale das Águas e contemplou os seguintes municípios: Aguiar, Catingueira, Coremas, Curral Velho, Emas, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D` água, Pedra Branca, Piancó, Santana dos Garrotes e Serra Grande. O Vale das Águas, ainda, compreende os municípios de Água Branca, Carrapateira, Juru, Monte Horebe e Princesa Isabel. Pelo novo Mapa, o Nordeste foi dividido em 81 regiões com 820 municípios contemplados.
Todos esses municípios passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso, o número diminuiu de 3.635 para 3.345. De acordo com o Ministério do Turismo, a reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseia nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016.
Fonte: Rpscom