Suscetibilidade está ligada ao fato de o município ter o maior açude do estado.
Um estudo feito por esquisadores do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apontou que Coremas, localizado na região do Vale do Piancó, é o município com maior risco de ocorrência de eventos associados a inundações no estado.
Conforme o levantamento, apesar de a localidade pertencer ao clima seco do Sertão paraibano, a suscetibilidade tem relação com o fato de Coremas abrigar o maior reservatório de água do estado, o açude Estevam Marinho.
Leia também: Forte chuva alaga ruas e invade igreja em Coremas; vídeo
— Sem dúvida, a presença de um corpo d’água significativo em áreas com declividades suaves ou suavemente onduladas também contribui para tal — explicou a professora Camila Cunico.
Estudo
A construção do Atlas, que está disponível para ser baixado gratuitamente, foi coordenada e organizada pelos professores Camila Cunico, Daisy Beserra Lucena e Marcelo de Oliveira Moura, que compõem o Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (Geofisa) e o Laboratório de Climatologia Geográfica (Climageo), ambos vinculados ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.
A pesquisa teve início em fevereiro de 2019, após aprovação do projeto em uma chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada no ano anterior. O projeto também contou com o apoio da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), por meio da indicação de uma meteorologista com conhecimento específico sobre as temáticas envolvidas.