sábado, 6 de fevereiro de 2016

Programa Café com Poesia, 14ª edição, sábado, 6 de fevereiro. Falou sobre: Pela primeira vez um poeta de Piancó vence o concurso da Fundação e o poeta Bastos Andrade autor do trecho poético na estátua da Praça do Cossaco

A décima quarta edição do Programa Café com Poesia, idealizado e apresentado pelos poetas José Nilton Leite (poeta da Macambira) e Hosmá Passos, deste sábado, 6 de fevereiro, transmitido pela Rádio Comunitária Nativa FM de Piancó, das 7h às 8h, falou sobre o resultado do 5º concurso da Fundação Francisco José de Sousa de Itaporanga - PB, que é presida pelo poeta e jornalista Sousa Neto e sobre o poeta Bastos Andrade, em memória.
O concurso abrange o cordel e erudito. Pela primeira vez um poeta de Piancó venceu, foi o poeta J' Leite do programa Café com Poesia. Ele ficou em 1º lugar na categoria cordel. Também foram premiados em boas colocações os poetas José Nilton Leite (poeta da Mancambira); em 4º no cordel e em 6º no erudito, e Hosmá Passos, em 9º na categoria cordel. Outros destaques de Piancó foram, Rosely Jerônimo da Silva, em 2º, e Antônio Cabral, em 5º, ambos na categoria erudito. Leia mais sobre em ...
Rayssa e Sabrina Lima que são as apresentadoras mirins, declamaram poemas, dentre eles os poemas abaixo. Açucena que também faz parte do programa não pode comparecer, mas justificou.  

Meu querido Sertão

Sertão querido e amado por muitos admirado, terra de povo humilde e trabalhador. Dou valor ao Nordeste e ao meu querido Sertão.

Mim orgulho dessa terra de gente forte e de muita fé, que vivem pedindo chuvas para Deus e hoje posso dizer que o povo do Sertão agradece pois enfim as orações Deus atendeu.

Esperamos tanto tempo para ver esse momento tantas chuvas no Sertão podemos ver até alagamentos por ai nesse mundão. Cai chuvas, raios, relâmpagos e trovão.

Obrigada meu Deus por tanta chuva no Sertão. 

Autora: Rayssa Araújo Ventura.

Meu Piancó 

Meu Piancó amado,que faz parte de um passado onde por todos é amado. 
Que fica no sertão adorado, onde se tornou Rainha do Vale, por suas riquezas contemplado e tantas glórias enfrentada de lutas, e sonhos realizados. 
Meu Piancó guerreiro, de homens fortes que buscam um Piancó melhor,amado e querido. 
Piancó um dia seu brilho e luz vá novamente radiar na esperança de voltar a seu patamar. 

Autora: Sabrina Lima

Durante o programa Hosmá Passos falou sobre o trecho do poema que há na Estátua da Praça do Cossaco na saída de Piancó para Santana dos Garrotes, Itporanga, Coremas, Aguiar e Igaracy. Essa ideia surgiu em uma conversa com o poeta de Santana dos Garrotes, João Venceslau de Souza, no facebook, que atualmente reside em Brasília, sobre a importância da valorização dos nossos valores e de dar visibilidades aos poetas.
"Não tenho nome seu moço,
Apesar de ser batizado,
Só me chamam retirante,
Ou entonce flagelado".

(Do poema o Flagelado do poeta Bastos Andrade).

Texto e fotos por Hosmá Passos.