terça-feira, 1 de julho de 2014

Educação foi o que levou um menino pobre filho deste Vale a se tornar um dos bilionários do mundo

Um conterrâneo de 1,1 bilhão de dólares. Por Isaías Teixeira/Folha do Vale – Este Vale é repleto de filhos ilustres que saíram daqui em busca de melhores dias e conseguiram mais do que isso: fizeram fortuna e fama. Há conterrâneos brilhando em todos os setores e em todas as partes do país e do mundo. São músicos, médicos, engenheiros, advogados, professores e empresários que se destacam pelo esforço e competência, mas nada seria possível sem muito estudo. É o caso do empresário da área da educação José Janguiê Bezerra Diniz, 50 anos de idade, natural de Santana dos Garrotes, o mais novo bilionário do Brasil, segundo divulgou, no dia 27 deste mês, a revista americana Forbes, especializada em negócios e finanças.

A revista destacou o crescimento de Janguiê, desde a sua infância no Estado do Mato Grosso do Sul, para onde se mudou com a família – pai, mãe e seis irmãos-, quando tinha apenas oito anos de idade, e onde começou a engraxar sapatos, até a oferta pública inicial de sua companhia, em outubro do ano passado, que a avaliou em cerca de US$ 280 milhões.

Segundo a Forbes, Janguiê Diniz criou e controla a Ser Educacional, uma das maiores redes de faculdades espalhadas pelo Nordeste e Norte do país, de quem ele é o maior acionista, e atualmente seu patrimônio é estimado em 1,1 bilhão de dólares. Segundo a Forbes, o valor é derivado, principalmente, dos 70% que detém na sua companhia.

A Ser Educacional foi fundada em 1994, em Recife, onde ele reside, oferecendo, inicialmente, cursos preparatórios para concursos públicos. Nove anos depois, em 2003, a empresa começou a oferecer cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico para estudantes de média e baixa renda. Hoje ela opera vários campi sob as marcas da Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade Joaquim Nabuco. Mas tudo isso só foi possível graças a um passo decisivo que deu na vida acreditando que só poderia vencer pela educação: deixou a familia e rumou para a casa de um tio na capital pernambucana para estudar e estudou muito.

Sob o título From Bootblack To Master Of Moneymaking: Meet Brazil's Newest Billionaire (De engraxate para mestre lucrativo: conheça o mais novo bilionário do Brasil), a matéria completa da Forbes sobre o paraibano pode ser vista em inglês por meio do http://www.forbes.com/sites/andersona ... azils-newest-billionaire/.

"Eu sempre soube que havia apenas duas maneiras de ficar rico: ou por ganhar na loteria ou por estudar muito”, disse Janguiê à Forbes. Desde que saiu de Santana dos Garrotes, o empresário nunca voltou ao Vale.